O sistema linfático é composto por uma rede complexa de vasos que movem fluidos pelo corpo de forma independente e órgãos como os linfonodos, baço, timo e tonsilas. Este sistema faz parte integral do sistema imunológico e desempenha um papel importante na defesa do organismo. A parte ativa do sistema é a linfa, que se origina como liquido intersticial, coletada entre as células de todos os tecidos do corpo. A linfa é composta por proteínas, glóbulos brancos, células mortas, microrganismos e toxinas e é drenada através de minúsculos vasos denominados capilares, que unem-se para formar vasos maiores denominados vasos linfáticos. Os linfonodos são áreas de filtração e armazenamento do sistema e encontram-se disseminados ao longo do trajeto dos vasos. Diferente do sangue, a linfa não é bombeada, ela se move passivamente quando os vasos linfáticos são comprimidos por contração muscular durante movimentos. O sistema linfático circula em um sentido único e para que isso ocorra, ao longos dos vasos linfáticos estão presentes válvulas, que impedem o refluxo da linfa.
Com isso, o principal objetivo da Drenagem Linfática Manual (DLM) é estimular o funcionamento e a aceleração da circulação no sistema linfático, estando indicada para a diminuição da retenção líquida, edemas e eliminação de toxinas presentes no organismo. A DLM também pode ser utilizada como coadjuvante na prevenção da celulite por captar toxinas presentes no liquido intersticial que pode causar infecção celular. Mas, jamais deve ser realizada apenas com este intuito, pois esta não é a finalidade da técnica.
A DLM está contraindicada para pessoas com infecção e erupções na pele, pois as células infecciosas podem cair no sistema linfático e espalhar-se mais facilmente pelo corpo. Pacientes com risco vascular, como insuficiência cardíaca, trombose e hipertensão descompensada e pacientes que estejam fazendo uso quimioterápicos também devem evitar o tratamento.
MITO: A DLM não emagrece! A redução de medidas ocorre pela eliminação da retenção líquida, e não por redução de gordura. A retenção retorna caso a técnica não seja utilizada com frequência.
Fonte: O livro do corpo humano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário